Quando nasce uma criança, inicia uma verdadeira revolução na vida da família, ou da mãe.

Inseguranças e incertezas, medos e crendices, enfim um maremoto de informação e muitas vindas daqueles que mais amamos como nossos pais, que acabaram de se tornar avós.

 Imagine o parto se tudo aconteceu conforme imaginado, ou seja, tudo bem e se você teve a sorte de ter um pediatra à moda antiga ou melhor que preze o binômio mãe/filho, ele vai após todos os cuidados de recepção do recém nascido lhe apresentar o bebe.

A apresentação do bebe é um momento único, oportunidade única em que o pediatra, a mãe e o bebe tem que acertar e todos serão felizes. Neste momento alem do bebe e a mãe se conhecerem e é o momento da primeira mamada seja parto normal ou cesariana. Colocar o bebe para mamar neste instante faz toda a diferença no sucesso do aleitamento materno. Veja o vídeo, em que após a recepção ainda durante a cesariana coloquei o bebe para mamar

Depois já no quarto é muito importante saber que o leite materno pode demorar até 72 horas para descer e que o bebe tem reserva de 72 horas, ou seja, ele não passa fome como a maioria das mães e avós acham, a vida não é só comer. Todas as avós querem dar a famosa mamadeira, pois sempre acham que a filhas não “dará leite” ou porque as próprias avós não tiveram sucesso ou não foram bem orientadas, ou porque estão muito ansiosas por querer ver o leite. Aqui vai uma dica às avós e mães do estilo São Tomé só vendo para crer, para poder ver o leite após a boa pega do bico do seio materno aguarde longos 5 minutos e ordenhe manualmente a mama oposta a aquela que o bebe esta mamando (a outra mama) e você verá o tão desejado liquido o colostro ou o leite. Lembre-se o leite não jorra nos primeiros dias, não é uma torneira que você abre, a produção é lenta e progressiva e a mãe produz mais leite à noite que durante o dia. Mais uma dica o mecanismo de mamada, ou seja, como o bebe retira o leite não é por sucção simples e pura, é uma “mordida” com simultânea sucção e compressão feita pela gengiva superior e por uma espécie de canaleta formada pela língua e desta forma ao “morder” a auréola comprime os ductos lactíferos e ejeta o leite no céu da boca (palato) entre o palato mole e duro. A criança veio ao mundo onde tem muita luz e barulho um monte de gente bem intencionada querendo ajudar e acabam por deixar a criança agitada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s