Avaliação do teste de contato com aeroalérgenos em pacientes com dermatite atópica

An Bras Dermatol (Anais brasileiros de dermatologia) Volume: 86 Edição: 1 Páginas: 37-43 – Fevereiro/2011

Rodrigues RN, Melo JF, Montealegre F, Hahnstadt RL, Pires MC

Resumo:

Fundamentos: A dermatite atópica é uma doença inflamatória cutânea que apresenta múltiplos fatores desencadeantes. Há vários relatos de autores que confirmaram os aeroalérgenos como fatores agravantes ou desencadeantes. O teste de contato com aeroalérgenos ou teste de contato atópico foi proposto para avaliar a participação destes alérgenos na dermatite atópica.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a positividade do teste de contato atópico em pacientes com dermatite atópica.

Métodos: Avaliamos 50 pacientes com dermatite atópica e 45 do grupo com rinite alérgica, nos quais realizamos teste de contato atópico com extratos de Dermatophagoides pteronissynus, Dermatophagoides farinae e Blomia tropicalis, além de testes cutâneos de leitura imediata para os mesmos alérgenos, acrescidos de epitélio de cão e gato e fungos.

Resultados: Verificamos que o teste de contato atópico com ácaros apresentou maior positividade nos indivíduos do grupo de dermatite atópica quando comparado ao grupo de rinite alérgica.

Conclusões: o teste de contato atópico apresenta resultados estatisticamente significativos quando realizado com ácaros, em pacientes com dermatite atópica, com p=0,035, OR (odds ratio) = 3,35 e IC(95%) = [ 1,18; 9,47].

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s