Este ano 2012 estamos com uma atipia no clima, pois notamos que ainda não ocorreu a diminuição da umidade do ar aqui no centro oeste. Como  ainda temos chuva, o uso de umidificador se torna desnecessário. Para que possamos diminuir a incidência de fungos e de ácaros uma  medida que  considero ideal é a de controle de temperatura e umidade do ambiente. A temperatura ideal para a não proliferação de ácaros e fungos seria entre 23 e 25 graus Célsius e a umidade entre 40 e 60%. Para verificar a situação podemos recorrer a um termo higrômetro, aparelho que mede a temperatura e a medida da umidade do ar no ambiente onde você o colocar no quarto na sala onde você deseja controlar. Lembre-se o condicionador de ar diminue a umidade do ar e pode tanto aumentar como diminuir a temperatura, já o umidificador somente aumenta a umidade do ar.

Tenho percebido que muito paciente tem ligado o umidificador em tempo de chuvas o que se torna prejudicial para a saúde, ocasionando piora na tosse e nas crises alérgicas, devemos apenas utilizar o umidificador quando a umidade estiver abaixo de 30%.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia no ano de 2006 em sua Revista publicou alguns  cuidados para o controle ambiental que transcrevo abaixo:

Medidas de controle do ambiente

 

1-      O quarto de dormir deve ser preferentemente bem ventilado e ensolarado.

 

2-      Evitar travesseiro e colchão de paina ou pena. Usar os de espuma, fibra ou látex, sempre que possível, envoltos em material plástico (vinil) ou em capas impermeáveis aos ácaros. Recomenda-se limpar o estrado da cama duas vezes por mês.

 

3-      Evitar tapetes, carpetes, cortinas e almofadões. Dar preferência a pisos laváveis (cerâmica, vinil e madeira) e cortinas do tipo persianas ou de material que possa ser limpo com pano úmido.

 

4-      Camas e berços não devem ser justapostos à parede.

 

5-      Evitar bichos de pelúcia, estantes de livros, revistas e caixas de papelão no quarto de dormir.

 

6-      Combater o mofo e a umidade, principalmente no quarto de dormir. Verificar periodicamente as áreas úmidas da casa, como banheiro (cortinas plásticas do chuveiro, embaixo das pias, etc.). A solução de ácido fênico entre 3% e 5% pode ser aplicada nos locais mofados, até a resolução definitiva desta umidade.

 

7-      Evitar o uso de vassouras, espanadores e aspiradores de pó comuns. Passar pano úmido diariamente na casa ou usar aspiradores de pó com filtros especiais.

 

8-      Evitar animais de pelo ou pena. De preferência, animais de estimação para crianças alérgicas são peixes e tartarugas. Evitar inseticidas e produtos de limpeza com forte odor.

 

9-      Dar preferência às pastas e sabões em pó para limpeza de banheiro e cozinha. Evitar talcos, perfumes, desodorantes, principalmente na forma de sprays.

 

10-  Não fumar e nem deixar que fumem dentro da casa e do automóvel.

 

11-  Roupas e cobertores devem ser lavados e secados ao sol antes do uso. Evitar banhos extremamente quentes. A temperatura ideal da água é a temperatura corporal.

 

12-  Dar preferência à vida ao ar livre. Esportes podem e devem ser praticados.

 

Fonte: Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia – Vol. 29, Nº1, 2006 Dr. Wilen Brasil Jr

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s