Dissecando as Causas Atópicas de
Dermatite em Crianças: Menos alimentos e  Mais ácaros

Nicola Fuiano e Cristoforo Incorvaia

Resumo:

 Dermatite Atópica (DA) é uma doença cutânea comum de característica crônica, ou cronicamente recidivante, de causa multifatorial, geralmente ocorrem em crianças, mas pode afetar adultos. A DA geralmente tem inicio precocemente na vida e freqüentemente acomete pessoas com antecedente pessoal ou com história familiar de Asma a Rinite Alérgica.

A DA é caracterizada por alterações eczematosas na epiderme e se origina de reação tardia mediada por células T, reação associada com a formação e produção de células T de memória do tipo TH2, ocorre também a presença de receptores à nível da pele do tipo antígeno linfocitário associado (CLA)

DA alérgica ou extrínseca, mas não DA intrínseca, mostra altos níveis de IgE sérica total e de IgE específica para fatores ambientais e antígenos alimentares.

Um papel crucial na patogênese da DA é desempenhado por filagrina, um proteína contida na camada granular da epiderme que regula a agregação de filamentos de queratina. Uma mutação no gene de filagrina ocasiona uma diminuição da função de barreira desempenhada pela camada córnea da epiderme. Isto favorece a entrada de alérgenos ambientais através da pele, especialmente os ácaros domésticos, o que é facilitado ainda mais pela atividade proteolítica de sua proteína principal que é Der p 1. De fato avanços recentes são muito sugestivos de que o ácaro da poeira domiciliar,mais do que o alimento, é o maior causador de DA alérgica. Tanto quanto para o diagnóstico causal da DA existe também evidência notável de apoio à capacidade do teste de contato atópico (TCA) em reproduzir os eventos fisiopatológico de DA. Isto torna o TCA uma valiosa ferramenta diagnóstica para a DA.

Leia artigo na íntegra Dermatitis in children, less foods , more mites

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s