Mesmo com o aumento de 4 para 6 meses o período de licença maternidade ainda encontramos algumas dificuldades no processo de aleitamento materno. Uma delas que quero abordar agora é o excesso de produção de leite e a forma de coleta, armazenamento deste leite e como  prepara-lo para ser dado à criança.

Alguns serviços de grandes empresas ou mesmo de hospitais contam com “banco de leite humano” sendo o leite coletado e armazenado após pasteurização e ministrado para as crianças que necessitam deste leite. Outras empresas montaram salas de apoio ao aleitamento materno.

Licença-maternidade – Sancionada pelo Presidente da República em 2008, a lei 11.770, proposta pela SBP e pela então senadora Patrícia Saboya, amplia a licença-maternidade para seis meses de forma opcional para as mulheres e para as empresas. Desde o começo de 2010, quando a Receita Federal publicou instrução normativa, empresas privadas que fazem declaração pelo lucro real podem se inscrever no programa Cidadã (https://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/EmpresaCidada/default.htm), obtendo, no Imposto de Renda, ressarcimento de 100% dos custos com os dos dois meses adicionais (além dos quatro estabelecidos pela Constituição).

Os dados da Secretaria da Fazenda “são animadores”, na avaliação do dr. Dioclécio Campos Jr., diretor de Assuntos Parlamentares da SBP. É que de janeiro a novembro de 2010, 10.517 empresas de médio e grande porte passaram a assegurar seis meses de licença-maternidade às trabalhadoras. Representam as duas categorias que mais empregam e melhor remuneram. Abrangem quase 60% da força de trabalho do país. A livre adesão, nos dez meses iniciais de vigência do incentivo, é expressiva. Equivale a 12% do total das empresas dos portes citados

Para uma orientação sobre a ordenha coloco um vídeo abaixo que permite a mãe que tem muito leite e quer evitar a mastite ou mesmo a mãe que necessita ordenhar para poder trabalhar colocando o leite na geladeira por 12 horas ou no congelador por 15 dias, possa dar o seu próprio leite quando estiver ausente bastando aquece-lo em banho maria e ofertar no copinho e não em chuquinhas  ou mamadeiras.

A técnica de ministrar o leite no copinho esta neste próximo vídeo .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s