Neste ano de 2013 a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e a Organização Mundial de Alergia  (World Allergy Organization – WAO), entre os dias 8 e 14 de abril, promoveram a Semana Mundial da Alergia e o tema foi ALERGIA ALIMENTAR, o foco este ano foi a alergia ao leite de vaca e seus derivados, além de destacar as alergias provindas da clara de ovo, dos frutos do mar e das sementes.

A cada ano notamos um aumento considerável no diagnóstico da alergia alimentar. Um dos grandes vilões é o leite de vaca.Os médicos não especialistas e o paciente leigo não tem dado a devida atenção. Muitos pacientes têm reação grave a alguns alimentos, mas como gostam muito dele, tomam um antihistaminico e consomem o alimento.Esta atitude não previne as reações graves, podendo a anafilaxia evoluir para a morte.

Pessoas apresentam a alergia aos alimentos mesmo que frequentemente tenham se alimentado com aqueles alimentos que agora passam a apresentar alergia, a explicação para isto é o fato de em determinado momento, o sistema imunológico perder a capacidade de não se sensibilizar a determinado alérgeno ocorrendo a formação de anticorpos para as proteínas  (antígenos) alimentares, desencadeando reações como vermelhidão na pele, com aumento de  volume ou relevo, acompanhado de prurido (coceira), podendo evoluir para dificuldade respiratória com chiadeira no peito , edema de face (inchaços), tosse, tonturas, desmaios, liberar a urina, e mesmo as fezes, que nestes casos mais graves com risco de morte. O fato que ao perceber estes sintomas devemos imediatamente procurar um serviço médico de urgência, cada segundo é muito importante, então acionar uma unidade de emergência móvel com médicos como o SAMU será uma ótima idéia, não perder tempo com farmácias ou medicamentos caseiros.

Após se ter suspeitado de alergia alimentar uma idéia muito boa é a de procurar um alergista, caso não saiba onde encontrar a ASBAI Associação Brasileira de Alergia  e Imunopatologia disponibiliza um site onde você encontra um especialista mais próximo de você, aqui deixo o link da ASBAI.

Os alérgenos como por exemplo o leite de vaca são proteínas, que ao serem apresentadas ao sistema imunológico podem sensibilizar o mesmo e desenvolverem anticorpos que em exposição futuras a estas proteínas do leite podem desenvolver reações de forma bem mais rápida do que na apresentação anterior, na maioria das vezes a apresentação ocorre através da mucosa intestinal, mas pode ocorrer por outras vias como a cutânea através de cremes à base de proteínas do leite, inalatória em caso de fervuras do leite.

Após a sensibilização e o indivíduo apresentar  Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), ao ingerir alimentos que contenham a ou as proteínas do leite de vaca (LV),  mesmo que sejam traços destas proteínas em bolachas, bolos, salgadinhos, arroz e outros alimentos por exemplo, poderá desencadear uma reação alérgica de graus variados como  a descrito acima.

Uma atitude muito importante é a leitura de rótulos dos alimentos, onde podemos encontrar o nome das proteínas do leite de vaca, como alfa lactoalbumina, beta lactoglobulina, caseína, whey protein deixo  um a tabela abaixo. Uma dica cuidado com a contaminação cruzada como por exemplo na compra de presuntos, mortadelas os mesmos podem ser fatiados na mesma máquina e ocorrer a contaminação com a proteína do leite, dê preferencia aos alimentos que já são fatiados pelo fabricante. No caso de  restaurantes e lanchonetes cuidado com a contaminação cruzadas em chapas de preparo de lanches e mesmo em caso de outras alergias alimentares com a de camarão onde a frituras de frutos do mar na mesma gordura pode contaminar o alimento e ocasionar crises alérgicas às vezes severas.

Alimentos que contem leite

Existem  termos que encontramos nos rótulos que não contêm a proteína do leite

Termos que constam, em rótulos e que não contem proteína do Leite de Vaca
Termos que constam, em rótulos e que não contem proteína do Leite de Vaca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s