No meu dia a dia do consultório me deparo com pacientes em crise de  broncoespasmo, a primeira providencia é descobrir qual é a causa deste broncoespasmo, este pode ser de causa infecciosa ou de causa alérgica.

Não me deterei neste ponto pois o meu objetivo neste momento é o de explicar como utilizar os medicamentos broncodilatadores de curta ou de longa duração com ou sem corticoides, através de um equipamento chamado espaçador, câmaras que se encaixam no spray para conter o medicamento em um espaço limitado.

Brônquio durante crise de espasmo - ASMA
Brônquio durante crise de espasmo – ASMA

O que é um espaçador?

Como o nome sugere é um instrumento para se criar um espaço entre o dispositivo que contenha o medicamento em  spray dosimetrado e o paciente que inalará o medicamento

espaçador agachamber desenho

Existem espaçadores de vários modelos e de vários materiais no mercado e ainda podemos fazer um espaçador caseiro com garrafa pet, no vídeo que postei abaixo, vídeo produzido pela equipe do Incor esta a demostração do uso dos mesmos e a sugestão de como utilizar um espaçador caseiro.

O que é a bombinha ou spray?

É um dispositivo ou aparelho chamado de nebulimetro ou inalador dosimetrado, que quando acionado, libera uma pequena dose da substância presente em seu interior, esta dose é sempre a mesma e conhecida, pode conter apenas um  broncodilatador ou associação com corticoide o primeiro tem ação de dilatar os brônquios e o segundo tem ação anti-inflamatória sobre os brônquios inflamados (bronquite).

nebulimetro

No passado criou-se situações perigosas apenas com uso de  broncodilatadores um deles é o fenoterol proibido em alguns países mas ainda liberado em nosso país outro medicamento muito utilizado nas crises é o salbutamol bem mais seguro.

Os pacientes devem utilizar os broncodilatadores que lhes proporcionam um alivio quase imediato, mas devem realizar também o tratamento com associação de anti-inflamatórios hormonais e não hormonais que a curto prazo o paciente não vê resultado, desta forma o paciente acaba por deixar de utiliza-los e consequentemente pioram de sua bronquite, tornando as crises mais frequentes e perigosas.  Passam a utilizar somente os broncodilatadores ocasionando situações de riscos. Por isso é muito necessário o acompanhamento com médicos especialistas em alergia ou com pneumologista.

Vamos a explicação de como funciona um espaçador:

Basicamente é um dispositivo com um cilindro que pode ser metálico ou de plástico com um orifício posterior de adaptação de um spray dosimetrado e em sua outra extremidade existe um adaptador bucal ou para uma máscara facial.

 

 

 

 

Wilen Brasil Jr- Alergista e Imunologista - Membro titulado ASBAI
Wilen Brasil Jr- Alergista e Imunologista – Membro titulado ASBAI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s