Semana Mundial de aaaalergia  portugues 2015 semana mundial de alergia peq

Todos os anos a Organização Mundial de Saúde através da Organização Mundial de Alergia promove a Semana Mundial de Alergia e este ano o tema é sobre alergias respiratórias e seus impactos na população.

As alergias respiratórias mais comuns são a Rinite Alérgica e a Asma com um importante impacto na qualidade de vida das pessoas adultos e crianças no caso da asma podendo ocasionar a morte.

A Rinite alérgica pode acometer tanto crianças e adultos ocasionando complicações como dificuldade para respirar pelo nariz com sensação de obstrução nasal, coceira no nariz, no palato (céu da boca) ocasionando noites com sono agitado e consequentemente um dia sem muito rendimento e com sonolência diminuindo a produtividade. No caso de crianças diminui o rendimento escolar e em alguns casos incapacitam a crianças até para  prática esportiva.

Vários pessoas tem sinusites como complicações de Rinites Alérgicas

Muitos são os fatores destas doenças inflamatórias crônicas Rinite e Asma começando com a genética dos pais, evoluindo para em alguns casos dermatite alérgica, rinite alérgica e culminando com a bronquite alérgica  ou asma.

Brônquio durante crise de espasmo - ASMA
Brônquio durante crise de espasmo – ASMA

A Asma ocasiona situações de incapacidade de exercer atividades sociais, esportivas e em muitos casos leva o paciente a atendimentos de emergência em hospitais com necessidade até de internações. O acompanhamento do paciente alérgico por profissional médico especialista com certeza diminui o sofrimento do paciente e pode inseri-lo na sociedade em condições de igualdade juntamente com as pessoas não alérgica.

A previsão da Organização Mundial da Alergia (WAO, do nome em inglês) é que o número de asmáticos chegue a 400 milhões em todo o mundo, em 2025.

De acordo com a WAO, entre 30% e 40% da população mundial têm rinite alérgica, que é uma das manifestações mais frequentes da alergia. Aluce Ouricuri acrescentou que cerca de 80% dos pacientes com asma têm rinite alérgica, “porque a mucosa é uma só”. A incidência está aumentando em função do crescimento da poluição.

No Brasil, a Asbai Nacional estima que 30% da população sofram com rinite alérgica.

Rinite Alérgica
Rinite Alérgica

A doença, que atinge 67% de pessoas na América Latina, tornou-se uma preocupação global e um problema de saúde pública. Segundo a WAO, o custo mundial da rinite alérgica é US$ 20 bilhões.

Existem iniciativas públicas no fornecimento de medicamentos para estas doenças alérgicas com subsídios até medicações para o controle da Asma de forma gratuita.  Para encontrar um médico especialista mais próximo de você entre no site da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e faça a busca de especilista.click no link ==> ASBAI Localize seu Especialista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s