Dermatite atópica, Rinite alérgica e Bronquite alérgica, estas são alergias que fazem parte de uma mesma origem e chamamos de marcha atópica ou marcha alérgica uma espécie de caminhar onde temos um início com a dermatite atópica e acaba chegando à bronquite alérgica ou asma, esta marcha pode demorar anos.

IMG_20141111_074243508 IMG_20141111_074237145

A dermatite atópica (DA), geralmente se inicia na infância, mas pode se manifestar em adolescentes e mesmo em adultos. O fato é que geralmente se manifesta a dermatite atópica e depois a mesma pode evoluir para a Rinite Alérgica.

A DA geralmente desencadeia uma coceira intensa deixando a criança muito irritada e consequentemente a família muito incomodada, o que sabemos é que a DA é uma inflamação intensa da epiderme e pode ser desencadeada por contato com substâncias externas que ocasionam alergia como exemplo as fezes dos ácaros¹ ou mesmo a ingestão de determinados alimentos sendo mais comum o leite de vaca ou seus derivados. A DA geralmente desencadeia uma perda de água da pele deixando a mesma ressecada e facilitando a formação de feridas, ficando avermelhadas e com ferimentos pelo ato de coçar.

Com o passar dos meses a alergia segue sua marcha e pode iniciar sintomas como coceira dentro do nariz ocasionando espirros e muito catarro claro, com vermelhidão nos olhos e com congestão do nariz conhecido como “gripe alérgica” que persiste por muito mais de uma semana.

Rinite Alérgica
Rinite Alérgica

A maioria das pessoas que tem esta “gripe alérgica” não sabe que esta é a Rinite Alérgica e ficam tomando medicamentos para a gripe os quais não resolvem e acabam complicando com outra doença que é a sinusite. A Rinite alérgica também tem como causa a exposição da pessoa sensível à poeira domiciliar encontrada no chão, tapetes, tecidos de sofá, armários velhos, cortinas e almofadas enfim locais onde se encontram ácaros¹ e suas fezes. (imagem do ácaro) e imagem de um adulto espirrando ou gripado

Este é um dos motivos porque muitas pessoas que apresentam sinusite como complicação da rinite alérgica não conseguem curar a sinusite, pois tratam aquela infecção e não tratam a causa ou seja a Rinite alérgica voltando a apresentar um novo episódio de sinusite, somente quando se trata ou controla a Rinite alérgica é que se consegue diminuir ou até acabar com as sinusites desta causa.

E continuando na nossa marcha alérgica a Rinite no paciente alérgico que na maioria das vezes tem antecedentes paterno, materno ou mesmo fraterno² de alergia pode evoluir para a bronquite alérgica o mesmo que asma.

Brônquio durante crise de espasmo - ASMA
Brônquio durante crise de espasmo – ASMA

Esta evolução pode ocorrer em semanas, meses ou mesmo anos, o fato que depois de instalada cada crise ocasiona lesões pequenas e irreversíveis no pulmão o que na idade adulta pode resultar no famoso e temeroso enfisema diminuindo muito a saúde e a qualidade de vida da pessoa.

Mas nem tudo esta perdido, pois existem medicamentos de controle da alergia o que de imediato já pode proporcionar uma melhora na qualidade de vida da pessoa e tratamento imunológico.seringa111 O tratamento imunológico conhecido popularmente como vacinas hoje é o único tratamento que muda o curso natural³ da doença alérgica ou marcha alérgica impedindo que a Rinite chegue à asma e em alguns casos até ocasionando a cura da rinite e da dermatite atópica.

Mas cuidado este tratamento imunológico é específico, ou seja, para Rinite, Bronquite asmática, alergia a venenos de abelhas, vespas e formigas e em alguns casos de dermatite alérgica. Hoje em dia não há indicação para tratamento urticária e alergia a medicamentos.

Estas “vacinas” ou tratamento imunológico devem ser aplicados somente em clínicas especializadas e sob o acompanhamento do médico alergista especializado, capacitado e treinado em urgências e emergências alérgicas, na clínica deve existir todos os medicamentos e equipamentos de emergência disponíveis para qualquer reação alérgica grave, nunca este tratamento ou vacinas pode ser realizado na casa o paciente longe do médico alergista.

Clínica de Alergia de Rio Verde
Clínica de Alergia de Rio Verde

Outro assunto que falarei futuramente será alergia alimentar para o qual já existem tratamentos de dessensibilização como às proteínas de leite de vaca, proteínas de ovo ou mesmo do amendoim por via oral que propiciam ao paciente alérgico a possibilidade da ingestão segura destes alimentos quando o mesmo for alérgico, mas este assunto ficará em outro artigo.

Nota 1- ácaros; Der pteronsão pequenos insetos que medem menos de1 milímetro( 0,3 à 0,6 mm) dificilmente visíveis à olho nu, e suas fezes (coco) contem proteínas que podem desencadear alergia em nosso organismo pele, mucosas do nariz, olhos e pulmões.

Nota 2- fraterno; o mesmo que de irmãos.

Nota 3- Imunoterapia muda o curso natural da doença alérgica- Revista Brasileira de Alergia Vol. 34; nº2 março/abril 2011 pag.65-67

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s