Muitos que me procuram no consultório pensando em alergia ao leite de vaca se queixam de problemas gastro intestinal. Depois de algum tempo de conversa percebemos que também existe uma pequena tosse, um estado gripal com coriza que não passa e uma pele ás vezes com coceira outras muito seca e  lógico queixas de refluxo algumas vezes até vômitos.

Pode ser alergia à proteína do leite de vaca

É lógico que também podem ser alergias associadas a outras como rinite e/ou asma.

Muito comum é o paciente ter passado por vário profissionais e se tornar um paciente vou dizer assim particionado, vários especialistas cuidando de uma das partes do paciente como se fosse partes e não um todo. O pneumologista tratando  do pulmão (asma), o pediatra do Refluxo junto como gastro que trata da colite e ai vem o dermato tratando da dermatite e o cardiologista tratando da palidez que ocorre algumas vezes até que um doa paciente “empola” com muita coceira e aí vai ao alergista.

Após uma anamnese nome que se da àquela conversa inicial onde o paciente conta a sua História, o alergista descobre que o paciente tem o quadro de vômitos e refluxo desde que saiu do peito e foi introduzido a mamadeira de leite e que no início vomitava muito porque não estava acostumado com o leite de vaca mas com muita persistência a mãe conseguiu que o leite da mamadeira ficasse no estômago criança mas sempre ele ficava agoniado e o seu sono era agitado. Não se passara muitos dias a pele começou a se encher de coceira e empolado  mas o medicamento de alergia segurava um pouco. Na história com mais ou menos dois anos de vida a pele da criança começa a ficar mais seca e formando feridas nas juntas. Quase todos os meses desde dois anos de idade quando já mamava seis mamadeiras com Toddy ao dia apresentava sempre uma infecção de garganta e sinusite tomando antibiótico sempre, foi dito que seria baixa imunidade e a mãe sempre reclamando que a criança não quer comer no almoço e no jantar, mas derrepente ele faz um “gripe” muito forte e começa a chiar o peito quando inciou com a asma e la se vão mais medicamentos. Nestes dias começou com um empolado e veio ao meu consultório para tratar a alergia.

 

Esta descrição acima é real. Pensei em várias hipóteses separadas mas é muito difícil tudo separado na mesma pessoa, para encurtar realizei exames e testes alérgicos e descobri uma alergia à caseína uma proteína do leite de vaca. Após a retirada do leite por alguns dias  a pele,o nariz, a palidez e os vômitos e refluxo normalizaram. Reintroduzi o leite e gradativamente os sintomas voltaram, inicie imediatamente o tratamento para a alergia ao leite de vaca. O paciente em pouco tempo se recuperou  e acabaram os sintomas, inclusive os intestinais.

Resumindo a alergia ás proteínas do leite de vaca (APLV), pode atingir vários sistemas de nosso organismo e em qualquer idade.

Sistema Respiratório : Rinite, bronquite

Sistema cardiovascular: Palidez e arritmias com queda da pressão arterial

Sistema digestório: Refluxo, vômitos, gases, diarreia e sangue nas fezes

Sistema Tegumentar: Dermatites alérgicas, urticárias e angioedema (inchaços)

Então atenção com os sintomas muitas vezes pode ser alergia -APLV

aplv sintomas  brilho

>Ser ou não ser eis a questão...
Wilen Brasil Jr- alergista

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s