O JACI -Jornal de Alergia e Imunologia Clínica deste mês lançou um artigo de revisão onde os autores fizeram um estudo de analise de vários outros estudos realizados e registrados em bases de dados de pesquisa (Medline e Embase). Procurei traduzir o resumo do artigo que transcrevo abaixo, dos autores

Teresa Tsakok, MRCP, MA ∗,Tom Marrs, MRCPCH, MSc ∗,Mahrose Mohsin, MD,Susannah Baron, MRCP,George Du Toit, FRCPCH,Stephen Till, FRCP, PhD,Carsten Flohr, FRCP, RCPCH, PhD.

jaci logo

A associação entre dermatite atópica (DA) e alergia alimentar (AA) não esta totalmente compreendida, no entanto é muito sugestivo de uma relação da causa entre elas.  Isto traz uma implicação  importante na prevenção e no tratamento.

 Objetivo

Nosso objetivo  é o de fazer uma associação entre DA e AA, os efeitos da AA na DA , severidade, cronicidade e idade de surgimento e a relação temporal entre as duas.

Métodos

Utiizou-se a as bases de dados da MEDILINE e EMBASE em uma pesquisa sistemática com inicio  em  novembro de 2014 para estudos investigativo para ambos DA e AA.

Resultados

Sessenta e seis estudos foram identificados. Dezoito foram estudos populacionais, oito estudos utilizaram o high risk cohorts, e os demais composto por pacientes com DA estabelecida ou AA.  Em estudos populacionais a propabilidade de sensibilização alimentar é seis vezes maiores em pacientes com DA em relação a grupos controle com três meses de idade. Outro grupo populacional reportou que acima de 53% dos indivíduos com DA foram sensibilizados e acima de 15% demonstrou sinais de AA após provocação. Enquanto isso estudos incluindo apenas pacientes com diagnóstico de DA estabelecidos  demonstraram prevalência de sensibilização alimentar acima de 66% com teste de provocação para AA apresentando prevalência acima de 81%. Dezesseis estudos sugeriram que AA  esteve associados com uma maior severidade para o fenótipo de DA. Seis estudos indicaram  que DA de início precoce ou o aumento da persistência esta particularmente associado com AA, um estudo encontrou que a AA precede o desenvolvimento de AA.

Conclusão

Esta revisão sistemática confirmou uma forte e dose dependente assoiação entre  DA, sensibilização alimentar,e AA.  O aumento da severidade e cronicidade da DA esta particularmente associada com a AA. Há uma forte evidencia de que a DA precede o desenvolvimento de sensibilização alimentar e alergia e mantendo relação causal.